segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Hoje é meu Aniversário


Hoje é meu aniversário. Não que o meu seja algo especial, mas pra mim até que é. E eu particularmente não gosto muito dele. Primeiro porque é sempre numa data péssima. Segundo que costuma carregar maus agouros com ele. E por fim porque sempre me deixa mais apreensivo. Isto não devido ao fato de estar mais velho, perdendo a infância/adolescência/juventude e entrando na fase adulta de verdade, mais barba e mais responsabilidades ou qualquer coisa do gênero. Na verdade é simplesmente porque nesta data eu sempre me pego pensando na vida. E convenhamos, isso é uma desgraça. Ninguém está satisfeito com a vida que tem ou que tinha. Particularmente penso mais pro depois ao invés do que foi, não que este não me ajude a tomar decisões, mas ele é pretérito e não há nada que eu possa fazer para mudá-lo. Só o que está por vir pode ser mudado (ou não.. depende da sua filosofia..).
Hoje é meu aniversário e novamente me peguei pensando no futuro. O que me aguarda? qual caminho devo seguir? vale a pena seguir algum? As perguntas não me incomodam tanto quanto a perspectiva de realmente torná-las possíveis. Isso é um problema. Um esforço gasto, uma energia canalizada pra algo incerto. Muitos me dizem que todo futuro é um mistério. Concordo. Mas será que ele vale a pena ser descoberto? Vale a pena o caminho trilhado com suor e lágrimas para chegar lá, seja o "lá" o que quer que seja? E se sim, atribuir prioridade a que? a quem? como se consegue ser feliz se não sabemos nem o que isso significa?
Hoje é meu aniversário e também me peguei pensando no passado. Valeu a pena tudo o que fiz e sacrifiquei para estar na situação que estou? Eu faria tudo de novo? Mudaria algo? (In)felizmente nada disso importa muito. Cá estou. E é daqui que devo me pautar para seguir. Mas é justamente este "aqui" que está realmente me incomodando. Eu gosto dele? Eu pertenço a ele e ele me pertence? Nós temos algo maior a ser construído ou esgotamos nosso potencial? Uma mudança se faz necessária? Jovem, mas não tanto, escolhi um caminho longo e um tanto trabalhoso. Passei da metade agora. Na verdade cheguei em um ponto bem crucial dos tijolos dourados. Continuo nesse passo ou guino para outra direção? Continuo ou recomeço?
Hoje é meu aniversário e respostas como "faça o que te deixa mais feliz" ou "escolha o que seu coração mandar" não funcionam mais pra mim. Planos se formam para os anos subsequentes, assim como dezenas de outras vidas são sonhadas cada vez que me pego pensando nessa vida aqui. Mas sei que nada pra frente vai se realizar se não tomar uma decisão agora. Qual tomar? Bom, isso eu ainda não decidi. Talvez eu não esteja pronto para decidir, ou talvez só esteja com medo. De qualquer forma deve acontecer logo. A única coisa que posso fazer é realmente torcer para estar fazendo a coisa certa nessa bagunça toda.
Musica: I just can't help believin' - Elvis Presley

Nenhum comentário: