Passei por Berlin duas vezes. A primeira foi logo ao sair de Londres quando estava recomeçando minha mochilagem pelo continente Europeu. Nesta conheci a Berlin mais turística, os pontos históricos, a arquitetura arrasada e a nova, a história e o frio. A melhor dica que eu posso dar é: Faça os "Free Walking Tours". Eles mostram os principais pontos turísticos em umas 4 horas andando e de graça - quer dizer, eles falam que trabalham embasados em gorjetas, então se no final você gostar do tour, pode dar uma graninha pro guia (que por acaso também é um viajante e provavelmente da Austrália) - faça chuva ou faça neve.
O grupo que organiza estes tours estão espalhados pelas principais capitais da Europa (e agora em alguns outros continentes) e os fazem de acordo com a história e a demanda. Berlin é uma cidade que pedia por um novo tour, o alternativo. A principal cidade de um movimento completamente - por falta de palavra melhor para descrever - alternativo, os caras fizeram um levantamento sobre a cultura underground de lá e fizeram esse tour. Também de graça, ele passeia por entre antigas e novas "residências" de artistas, prédios que foram palco de movimentos rebeldes do pós-guerra, squats, boates das mais loucas possíveis, graffitis, street art (acreditem, existe uma diferença!) e muita história.
Este tour me fez perder o preconceito que tinha com este tipo de arte. Sempre achei que fosse trabalho de bando de muleques que num tinham mais o que fazer e ficavam pichando o muro das casas alheias. Bom, estes também existem. Mas os verdadeiros artistas possuem um trabalho fantástico. Cito aqui um dos melhores: Banksy. Procurem os trabalhos do cara no Wikipédia e encaixem com um contexto sócio-econômico-cultural de opressão européia aos "estranhos" e out-casts, com um pensamento voltado ao Anarquismo e liberdades totais do indivíduo. Os trabalhos podem te fazer pensar bem mais do que aquelas merdas no Tate Modern. Além de serem de ótima qualidade técnica.
[fotos = LUST -1 - imagem em aço na entrada de uma das melhores e mais estranhas galerias a céu aberto - 2 - que provavelmente será tombada para construção de um condomínio com estacionamento, palco e casa dos melhores artistas alemães das décadas de 70 a 90]
Nenhum comentário:
Postar um comentário